quarta-feira, 30 de junho de 2010

O Estado no Primeiro Reinado ’’O Brasil que nasceu em 1822’’

O Brasil que se formou como nação independente após 1822, diante do rompimento com Portugal não trouxe a principio transformações econômicas ou sociais relevantes, e as relações com os ingleses foram intensificadas, e estes por sua vez estendiam cada vez mais seu domínio sobre o novo pais.

As elites formadas por senhores de terras e de escravos permaneceram no poder ampliando seus privilégios políticos, econômicos e sociais e a maior parte da população não adquiriu direito de participação política e nem se quer melhorias sociais.

A escravidão foi mantida, assim como os latifúndios e o sistema de governo instituído foi a monarquia liderada por um rei de origem portuguesa.

Em 1824 foi outorgada da primeira Constituição brasileira que dentre alguns assuntos tratou do estabelecimento de uma monarquia hereditária, a instituição de quatro poderes:Executivo, Legislativo, Judiciário e moderador(que garantia ao imperador o direito de vetar leis, dissolver a câmara, nomear e demitir ministros e presidentes de províncias e etc), o voto censitário, só podendo ser eleitor homens com renda mínima de 100 mil réis, e a partir de 25 anos, com isso afastou as camadas populares do processo político, determinou eleições indiretas, oficialização da religião católica,etc.

Postado por: Lucas Azevedo

Movimentos Nativistas

Movimentos nativistas

Os movimentos nativistas aconteceram na segunda metade do século XVII e primeira metade do século XVIII. Foram movimentos locais, não visavam à separação política e protestavam contra alguns abusos do pacto colonial, como por exemplo, a criação de novos impostos ou aumento dos antigos, os abusos da Coroa na cobrança destes impostos e dos comerciantes portugueses na fixação de preços, começam a gerar insatisfação na elite agrária da colônia e desencadearam os chamados movimentos nativistas que estavam relacionados com a defesa de interesses locais e contestações por parte dos colonos gerando conflitos de interesses entre os senhores do Brasil e portugueses. Entre esses movimentos destacam-se a revolta de Beckman, no Maranhão (1684) revelando aspectos das difíceis relações entre colonos, jesuítas e metrópole; a Guerra dos Emboabas, em Minas Gerais (1708) uma guerra civil travada entre colonos paulistas e grupos recém-chegados (chamados de emboabas) a região das Minas em busca de ouro; a Guerra dos Mascates, em Pernambuco (1710) guerra entre membros da nobreza açucareira de Olinda e mercadores portugueses.

Postado por: Lucas Azevedo

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mariola

Mariola

É um doce tradicional, feito com banana ou goiaba seca. Atualmente, é vendido embalado em saquinhos de plástico, mas era feito envolta em folhas de bananeira, muitas vezes envolvido em folha da bananeira sec e frequentemente embrulhado em papel fino. A mariola é comida tabletes que medem poucos centímetros.

É feita da seguinte forma:

Ingredientes para Mariola de Banana:
2 copos de cascas de bananas d’água trituradas
1 copo de bananas esmagadas
1 copo de açúcar
1/4 de copo de farinha de trigo
2 colheres ( de sopa) de sumo de limão

Preparo:
Lavar as bananas em água corrente antes de retirar as cascas.
Triturar as cascas no liquidificador com um pouco de água.
Misturar as cascas, as bananas esmagadas, o açúcar, o sumo de limão e a farinha de trigo, levando ao fogo até secar a água e obter uma pasta dura.

Em seguida derramar em uma pedra mármore untada, trabalhando um pouco a massa.
Modelar as mariolas e passar em açúcar.
Deixar secar ao sol.

Publicado por: Lucas azevedo

Movimentos Anticoloniais

Movimentos anticoloniais

No Brasil foi um movimento que revelava a insatisfação da elite colonial querendo a independência, sendo esta formada por pessoas com poder econômico, nascidas na colônia e sentindo-se rejeitadas pelas políticas que vinham da metrópole. O pacto colonial limitava as atividades econômicas dessas elites, que só podiam vender sua produção para comerciantes autorizados pela própria metrópole e eram proibidos de instalar manufaturas na América impedindo-as de investir em qualquer setor a não ser agrário. Esse sentimento de descontentamento que não crescera momentaneamente, mas foi acentuada pelas ideologias e experiências já vividas em outras partes do mundo, aguçava aqui o ideal de liberdade. A Independência das Treze colônias, o desequilíbrio europeu, fruto dos conflitos provocados pela Revolução Francesa que trazia consigo os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, entre outros são alguns exemplos que estimularam movimentos separatistas, como foi o caso da Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil e ‘’sufocada’’ pelo poder de Portugal.

Estímulos não faltaram a população colonial e em longo prazo esses movimentos favoreceram a independência colonial em relação a metrópole e a ascensão das elites coloniais que já tinham ter poder econômico e almejavam o poder político.

Publicado por: Lucas Azevedo

Pacto Colonial

Pacto Colonial

É considerado um dos elementos constitutivos das práticas mercantilistas do Antigo Regime, a noção de pacto colonial se associa a idéia de exclusivismo mercantil ou monopólio comercial que caracterizou o sistema colonial da época moderna. Renomados historiadores sintetizam o pacto como o fornecimento de gêneros tropicais e metais preciosos para o mercado externo em regime de monopólio, dessa forma a economia colonial esteve atrelada ao comercio europeu, e inserem essa política colonial no processo de acumulação primitivo de capital, também chamado de capitalismo comercial. O pacto colonial baseava-se em dois pólos complementares: Um centro de decisão, a metrópole que atendia aos interesses da burguesia comercial e outro subordinado a colônia, submetida a primeira por uma série de mecanismos político-institucionais que transformou-se em fio condutor das praticas mercantilistas, visando essencialmente o poder do próprio Estado.

Essa relação entre metrópole e colônia nos ajuda a compreender os mecanismos estruturais do sistema colonial e saber que seu desenvolvimento esta inserido no contexto europeu, mas não se pode pressupor uma relação unilateral de pacto, pois há uma dinâmica interna na colônia.

O pacto colonial foi um dos principais motivos de revoltas entre colonos e fomentou o processo de independência de muitas dessas colônias.

Publicado por: Lucas Azevedo

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Organizacao de das eleicoes no Brasil de hj

Os Votos aqui no Brasil sao feitos numa maquina,de modo secreto,q so vc vai saber qem vc votou,quase todos pessoas podem votar,menos os menores de 16,a idade obrigatoria para votar e de 18 a 70 anos,antes ou depois disso o voto e facultativo

Davi Louback

Organizacao da votacao da instuicao Francesa pre-revolucionaria

Em Fevereiro de 1787, o ministro das finanças, Loménie de Brienne, submeteu a uma Assembleia de Notáveis, escolhidos de entre a nobreza, clero, burguesia e burocracia, um projeto que incluía o lançamento de um novo imposto sobre a propriedade da nobreza e do clero. Esta Assembleia não aprovou o novo imposto, pedindo que o rei Luís XVI convocasse os Estados-Gerais. Em 8 de Agosto, o rei concordou, convocando os Estados Gerais para Maio de 1789. Fazendo parte dos trabalhos preparatórios da reunião dos Estados Gerais, começaram a ser escritos os tradicionais cahiers de doléances, onde se registraram as queixas das três ordens. O Parlamento de Paris proclama então que os Estados Gerais se deveriam reunir de acordo com as regras observadas na sua última reunião, em 1614. Aproveitando a lembrança, o Clube dos Trinta começa imediatamente a lançar panfletos defendendo o voto individual inorgânico - "um homem, um voto" - e a duplicação dos representantes do Terceiro Estado. Várias reuniões de Assembleias provinciais, não aprovou o novo imposto, pedindo que o rei Luís XVI convocasse os Estados-Gerais. Em 8 de Agosto, o rei concordou, convocando os Estados Gerais para Maio de 1789. Fazendo parte dos trabalhos preparatórios da reunião dos Estados Gerais, começaram a ser escritos os tradicionais cahiers de doléances, onde se registraram as queixas das três ordens. O Parlamento de Paris proclama então que os Estados Gerais se deveriam reunir de acordo com as regras observadas na sua última reunião, em 1614.
Aproveitando a lembrança, o Clube dos Trinta começa imediatamente a lançar panfletos defendendo o voto individual inorgânico - "um homem, um voto" - e a duplicação dos representantes do Terceiro Estado. Várias reuniões de Assembleias provinciais, como em Grenoble, já o haviam feito. Jacques Necker, de novo ministro das finanças, manifesta a sua concordância com a duplicação dos representantes do Terceiro Estado, deixando para as reuniões dos Estados a decisão quanto ao modo de votação – orgânico (pelas ordens) ou inorgânico (por cabeça). Serão eleitos 291 deputados para a reunião do Primeiro Estado (Clero), 270 para a do Segundo Estado (Nobreza), e 578 deputados para a reunião do Terceiro Estado (burguesia e pequenos proprietários). Entretanto, multiplicam-se os panfletos, surgindo nobres como o conde d'Antraigues, e clérigos como o bispo Sieyès, a defender que o Terceiro estado era todo o Estado. Escrevia o bispo Sieyès, em Janeiro de 1779: “O que é o terceiro estado? Tudo. O que é que tem sido até agora na ordem política? Nada. O que é que pede? Tornar-se alguma coisa”. A reunião dos Estados Gerais, como previsto, vai iniciar-se em Versalhes no dia 5 de Maio de 1789... certamente isso causou um grande estrago.

Autor:Davi
Fonte:Wikipedia

Capitais de Nosso Pais

Brasilia

Brasília é a capital da República Federativa do Brasil e sua quarta maior cidade. Na última contagem realizada pelo IBGE em 2009, sua população foi estimada em 2 606 885 de habitantes.[3] Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil (40 696,00 reais) entre as capitais, superada apenas por Vitória (60 592,00 reais) [6]. Junto com Anápolis (139 km) e Goiânia (209 km), faz do eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, a região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro

Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls.[7] O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia#Hist.C3.B3ria

Brasilia é a atual capital do nosso país. É localizada em Goiás, no Centro-Oeste do Brasil. Foi uma cidade planejada, seus projetos começaram a ser executados na época do Governo de Juscelino Kubitschek (JK). No dia 21 de abril de 1960 Brasilia foi inaugurada. Foi planejada pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Dados:
Nome:Brasilia/Distrito Federal
Local:Goias(No Centro-Oeste do Brasil)
Inauguracao:21 de abril de 1960
Como se tornou capital:No intuito de povoar o centro brasileiro

Brasil Colonia

Pacto colonial
A Colonia produz para sua metropole,a colonia tem o comercio preso a metropole e nao pode ter concorrencia a sua metropole
Movimentos Nativistas
Os movimentos nativistas foram criados para apenas ajustar o pacto colonial e ter Portugal de maneira instavel
Movimentos Anti-Coloniais
Eram movimentos para acabar como o pacto colonial

Davi Louback
Curiosidade Mariolal

O que e mariola?
E um doce escuro vendido em saquinhos transparentes(normalmente)
Existe dos tipos de mariola a normal e a retangular.

Componentes:
2 copos de bananas d'agua triturada
1 copo de bananas esmagadas
1 copo de açúcar
1/4 de copo de farinha de trigo
2 colheres de sopa de limao

Davi Louback