terça-feira, 21 de setembro de 2010

Guerra do Paraguai

Guerra do paraguai (1864-1870)

1)A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864, a partir da ambição do ditador paraguaio, Francisco Solano Lopes, que tinha como objetivo incorporar os antigos territórios do Vice-Reino do Prata, formando o grande Paraguai e obter uma saída para o Oceano Atlântico através dos rios da Bacia do Prata. O ditador enfrentou a Argentina, o Brasil e Uruguai, que decididos a não serem ameaçados e dominados pelo ditador, uniram suas forças através de um acordo conhecido como a Tríplice Aliança. A partir de então, os três paises lutaram juntos para deter o Paraguai, pois Lopes invadiu o Mato Grosso e a Argentina.

2)Em 1865, o Paraguai foi vencido na Batalha Naval do Riachuelo, e o comandante foi impedido de avançar para o estuário do Rio da Prata, onde cercado o Paraguai foi obrigado a render-se.

3)Esta guerra durou seis anos, todos sofreram grandes dificuldades com a organização de tropas, a falta de alimentos, de comunicação e ainda contra as epidemias.

4)Caxias foi um grande líder do exército brasileiro, sob seu comando, a tropa foi reorganizada e conquistou várias vitórias até chegar a Assunção. Apesar de seu grande êxito, a última batalha foi liderada pelo Conde D`Eu (genro de D. Pedro II). Por fim, no ano de 1870, a guerra chegou ao fim com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora.

Fonte-Livro
Autor-Davi

Periodo Regencial no Brasil e Rovolta dos Malês

Falarei sobre Periodo Regencial no Brasil e Rovolta dos Malês

1) O Período Regencial teve início em 1831 com a abdicaçao de D. Pedro Ie foi até 1840. Para muitos o Período Regencial significou a “verdadeira independencia”,do Brasil, embora a ela tenha ocorrida em 1822, o país continuava governado por um imperador portugues e o periodo regencial foi o momento em que o poder nao estava nas maos de um membro da familia Real Portuguesa. A primeira fase (progressista), teve como característica a descentralizaçao do poder, com uma regencia trina, nesta fase cada provincia tinha uma Guarda Nacional, criada para conter as revoltas separativas como cabanagem no Pará, a balaiaba no Maranhao, a sabinada na Bahia e a guerra dos farrapos no Rio Grande do Sul, estas mostravam descontentamento com o poder central. criou-se o Códogo do Processo Criminal e o Ato Adicional de 1834 que dava as provincias mais autonomia. A abdicação significou a tranferencia do poder para as elites regionais. Nesse contexto de riscos é que se articula o retorno dos mecanismos centralizadores, logo a regencia torna-se una dando inicio a segunda fase do periodo regencial (regressista), o regresso conservador abriu caminho para a represao dos movimentos separatistas e os levantes de escravos.
O governo regencial abriu espaço para diferentes correntes políticas, onde nascem os partidos liberais e conservadores.
2) A chamada Revolta dos Malês (também conhecida como revolta dos escravos de Alá) ocorreeu em 1835, com mais intensidade na cidade de Salvador, capital da então Província da Bahia, quando foram descobertos planos muçulmanos de um levante escravos nesta cidade. Os cativos predendiam matar todos os brancos da Bahia por meio de uma jihad. Malê era o termo usado para designar os negros muçulmanos que sabiam ler e escrever em árabe e queriam a libertação dos escravos africanos que fossem muçulmanos.

fontoe:winkipedia
autor:Davi

domingo, 19 de setembro de 2010

Periodo Regencial no Brasil e Rovolta dos Malês

1) O Período Regencial teve início em 1831com a abdicaçao de D. Pedro Ie foi até 1840. Para muitos o Período Regencial significou a “verdadeira independencia”,do Brasil, embora a ela tenha ocorrida em 1822, o país continuava governado por um imperador portugues e o periodo regencial foi o momento em que o poder nao estava nas maos de um membro da familia Real Portuguesa. A primeira fase (progressista), teve como característica a descentralizaçao do poder, com uma regencia trina, nesta fase cada provincia tinha uma Guarda Nacional, criada para conter as revoltas separativas como cabanagem no Pará, a balaiaba no Maranhao, a sabinada na Bahia e a guerra dos farrapos no Rio Grande do Sul, estas mostravam descontentamento com o poder central. criou-se o Códogo do Processo Criminal e o Ato Adicional de 1834 que dava as provincias mais autonomia. A abdicação significou a tranferencia do poder para as elites regionais. Nesse contexto de riscos é que se articula o retorno dos mecanismos centralizadores, logo a regencia torna-se una dando inicio a segunda fase do periodo regencial (regressista), o regresso conservador abriu caminho para a represao dos movimentos separatistas e os levantes de escravos.
O governo regencial abriu espaço para diferentes correntes políticas, onde nascem os partidos liberais e conservadores.
2) A chamada Revolta dos Malês (também conhecida como revolta dos escravos de Alá) ocorreeu em 1835, com mais intensidade na cidade de Salvador, capital da então Província da Bahia, quando foram descobertos planos muçulmanos de um levante escravos nesta cidade. Os cativos predendiam matar todos os brancos da Bahia por meio de uma jihad. Malê era o termo usado para designar os negros muçulmanos que sabiam ler e escrever em árabe e queriam a libertação dos escravos africanos que fossem muçulmanos.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A - Período Regencial

Entre 1831 e 1840 o Brasil viveu o Período Regencial, pois após a abdicação de D.Pedro I, seu filho D.Pedro II não podia assumir o governo brasileiro, então conforme previsto na Constituição de 1824 o comando seria feito por regentes. Por se tratar de pessoas não pertencentes a família real, muitos historiadores vêem o período como a “verdadeira independência do Brasil“. Este período foi dividido em duas fases, a 1ª chamada Progressista com regência trina e poder descentralizado, tendo como ações principais a criação da guarda nacional (cada província tinha a sua) criação do código do processo criminal (autonomia da províncias na aplicação da justiça) e o ato adicional de 1824 que dava a autonomia as províncias (podiam pedir empréstimos, gerenciar seus lucros, criar assembléia legislativa). A 2ª fase é chamada Regressista, pois a regência passa a ser una tornando o poder centralizado e as províncias perdem sua autonomia.

B - O ato adicional de 1834

Ato adicional foi talvez a experiência mais democrática ocorrida durante o império, considerada como uma experiência republicana do império que usou elementos da Constituição dos Estados Unidos. O regente uno passou a ser eleito por voto censitário, com mandato temporário (quatro anos). A eleição e a alternância do chefe do poder executivo permitiram, entre 1835 e 1840, uma experiência considerada republicana e presidencialista no Brasil. O mesmo ato adicional criou as Assembléias Legislativas Provinciais, compostas por deputados eleitos — também por voto censitário — e com poder deliberativo no campo civil, judiciário, eclesiástico, educacional, policial, econômico e tributário. Desta forma, as províncias ganharam uma relativa autonomia legislativa. Portanto, a experiência republicana, além de presidencialista, teve um aspecto federalista (que se constituem em elementos fundamentais do regime político dos EUA).

O ato também criaria o Município Neutro do Rio de Janeiro

Fonte: Wikipédia

Fizeram parte da Regência Trina:José Joaquim Carneiro de Campos, Nicolau Pereira de Campos Vergueiro e o Brigadeiro Francisco de Lima e Silva.










Postado por: Lucas Azevedo



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O primeiro momento do Período Regencial foi a fase PROGRESSISTA. Instalou-se a Regência Trina. A Regência Trina fez muitas coisas importantes, dentre elas a criação da Guarda Nacional, cada província tinha um nucleo da Gaurda Nacional, criou-se o código processo criminal, cada província tinha seu juíz, que julgava de acordo com o Código Penal. Criou-se também o Ato Adicional que constia ainda mais na descentralização do poder dando direitos as províncias de pedir empréstimos, gerenciar lucros e ter assembleia legislativa.

Postado : Lucas Azevedo e Caio Cardozo