quarta-feira, 30 de junho de 2010

O Estado no Primeiro Reinado ’’O Brasil que nasceu em 1822’’

O Brasil que se formou como nação independente após 1822, diante do rompimento com Portugal não trouxe a principio transformações econômicas ou sociais relevantes, e as relações com os ingleses foram intensificadas, e estes por sua vez estendiam cada vez mais seu domínio sobre o novo pais.

As elites formadas por senhores de terras e de escravos permaneceram no poder ampliando seus privilégios políticos, econômicos e sociais e a maior parte da população não adquiriu direito de participação política e nem se quer melhorias sociais.

A escravidão foi mantida, assim como os latifúndios e o sistema de governo instituído foi a monarquia liderada por um rei de origem portuguesa.

Em 1824 foi outorgada da primeira Constituição brasileira que dentre alguns assuntos tratou do estabelecimento de uma monarquia hereditária, a instituição de quatro poderes:Executivo, Legislativo, Judiciário e moderador(que garantia ao imperador o direito de vetar leis, dissolver a câmara, nomear e demitir ministros e presidentes de províncias e etc), o voto censitário, só podendo ser eleitor homens com renda mínima de 100 mil réis, e a partir de 25 anos, com isso afastou as camadas populares do processo político, determinou eleições indiretas, oficialização da religião católica,etc.

Postado por: Lucas Azevedo

Um comentário:

  1. Ficou legal!!!! Nem precisava falar sobre tantos pontos. Bastava destacar a centralização conseguida com o PODER MODERADOR, lembra? Beijos e estou gostando de ver como você está responsável!!

    ResponderExcluir