segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pacto Colonial

Pacto Colonial

É considerado um dos elementos constitutivos das práticas mercantilistas do Antigo Regime, a noção de pacto colonial se associa a idéia de exclusivismo mercantil ou monopólio comercial que caracterizou o sistema colonial da época moderna. Renomados historiadores sintetizam o pacto como o fornecimento de gêneros tropicais e metais preciosos para o mercado externo em regime de monopólio, dessa forma a economia colonial esteve atrelada ao comercio europeu, e inserem essa política colonial no processo de acumulação primitivo de capital, também chamado de capitalismo comercial. O pacto colonial baseava-se em dois pólos complementares: Um centro de decisão, a metrópole que atendia aos interesses da burguesia comercial e outro subordinado a colônia, submetida a primeira por uma série de mecanismos político-institucionais que transformou-se em fio condutor das praticas mercantilistas, visando essencialmente o poder do próprio Estado.

Essa relação entre metrópole e colônia nos ajuda a compreender os mecanismos estruturais do sistema colonial e saber que seu desenvolvimento esta inserido no contexto europeu, mas não se pode pressupor uma relação unilateral de pacto, pois há uma dinâmica interna na colônia.

O pacto colonial foi um dos principais motivos de revoltas entre colonos e fomentou o processo de independência de muitas dessas colônias.

Publicado por: Lucas Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário