terça-feira, 21 de setembro de 2010

Guerra do Paraguai

Guerra do paraguai (1864-1870)

1)A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864, a partir da ambição do ditador paraguaio, Francisco Solano Lopes, que tinha como objetivo incorporar os antigos territórios do Vice-Reino do Prata, formando o grande Paraguai e obter uma saída para o Oceano Atlântico através dos rios da Bacia do Prata. O ditador enfrentou a Argentina, o Brasil e Uruguai, que decididos a não serem ameaçados e dominados pelo ditador, uniram suas forças através de um acordo conhecido como a Tríplice Aliança. A partir de então, os três paises lutaram juntos para deter o Paraguai, pois Lopes invadiu o Mato Grosso e a Argentina.

2)Em 1865, o Paraguai foi vencido na Batalha Naval do Riachuelo, e o comandante foi impedido de avançar para o estuário do Rio da Prata, onde cercado o Paraguai foi obrigado a render-se.

3)Esta guerra durou seis anos, todos sofreram grandes dificuldades com a organização de tropas, a falta de alimentos, de comunicação e ainda contra as epidemias.

4)Caxias foi um grande líder do exército brasileiro, sob seu comando, a tropa foi reorganizada e conquistou várias vitórias até chegar a Assunção. Apesar de seu grande êxito, a última batalha foi liderada pelo Conde D`Eu (genro de D. Pedro II). Por fim, no ano de 1870, a guerra chegou ao fim com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora.

Fonte-Livro
Autor-Davi

Nenhum comentário:

Postar um comentário